Idade gestacional na ultrassonografia

No primeiro trimestre da gravidez, a data do parto determinada de acordo com a data da última menstruação pode ser modificada durante um exame de ultrassom feito por um ginecologista. A idade gestacional é então determinada com base no comprimento cabeça-nádega (CRL) do bebê. Essa medição deve ser feita com a maior precisão possível, pois graças a ela, além da idade gestacional, também é determinada a data do parto.

Se a medida do CRL for de 45 mm, significa que o bebê tem 11 semanas + 0 dias e 84 mm – 13 semanas + 6 dias. Se a mulher não comparecer à consulta até o segundo trimestre, o médico pode estimar a idade gestacional medindo o perímetro cefálico (CC) do bebê. Como calcular a data de vencimento? Além da determinação acima da data do parto planejado durante o exame de ultrassom no primeiro trimestre, ela também pode ser calculada com base nos chamados Regras de Naegele.

Adicione 1 ano à data do primeiro dia do seu último período menstrual, subtraia 3 meses e adicione 7 dias. No entanto, este é um método que funciona para ciclos regulares que duram 28 dias. Se o ciclo for mais longo, será necessário adicionar aos 7 dias tantos dias quantos eram os ciclos menstruais.

Por exemplo, em uma mulher com um ciclo regular de 32 dias, a data de vencimento é calculada da seguinte forma: adicione 1 ano ao primeiro dia do último período menstrual, subtraia 3 meses e adicione 11 dias. O mesmo vale para ciclos menores que 28 dias. Em seguida, o número de 7 dias é reduzido: por exemplo, em ciclos de 26 dias em 2. https://adrianadegoes.med.br/congelamento-de-ovulos/