O que agora é conhecido como Tulip Mania é o resultado de Conrad Gessner, o criador do marketing viral.

Para que algo se torne viral, o produto deve passar rapidamente pelo
boca a boca e gerar muita demanda em um curto espaço de
tempo. Distribuindo imagens e belas descrições da tulipa, Gessner
criou um valor de mercado explosivo e uma demanda por ela.

Às 20h do dia 30 de outubro de 1938 , milhões de americanos
sintonizaram a estação de rádio CBS. A estação estava transmitindo
um cantor desconhecido quando foi interrompida por notícias de última
hora – um grupo de cientistas observou explosões na superfície de
Marte. Poucos minutos depois, a música foi interrompida por um relato
de que um grande objeto, que parecia um navio, havia colidido com
um campo em Nova Jersey. Alguns minutos depois disso, repórteres
no local relataram marcianos gigantes com tentáculos e lasers
emergindo do navio, aniquilando o exército que havia se
reunido. Locutores de rádio (que na verdade eram atores) gaguejaram
de medo, descrevendo o ‘horror’ diante deles.
Quase um milhão de ouvintes de rádio estavam convencidos de que a
Terra havia sido invadida por marcianos que estavam assassinando
tudo em seu caminho. https://rodrigonoll.com.br/o-que-e-marketing-de-indicacao